6 qualidades de um bom Assistente Técnico

6 qualidades de um bom Assistente Técnico

Decidi contratar uma assistência técnica judicial para acompanhar minha ação. Mas como escolher o Assistente Técnico?

Então, são demonstradas 6 qualidades de um bom Assistente Técnico a serem verificadas para contratação.

O juízo intima as partes para apresentarem seus Assistentes Técnicos e os Quesitos. Mas há urgência, afinal o prazo é curto para encontrar e contratar um Assistente Técnico.

Se está na dúvida se deve contratar, temos 5 motivos para contratar um.

1. Organização e Disponibilidade

Tratando se de um serviço profissional, espera-se minimamente garantir o cumprimento dos prazos. Seja na entrega dos quesitos e do parecer técnico; ou na participação da vistoria junto ao perito. Além das eventuais manifestações adicionais.

De tal forma que, não obstrua o processo e prejudique o contratante. Porém, sendo inevitável a dilação do prazo, as boas práticas recomendam a solicitação com antecedência e planejamento.

2. Comunicação Escrita

Os Arquitetos e Engenheiros, afamados pelos desenhos e cálculos, para serem Assistente Técnico precisam se expressar através da escrita.

Afinal, o material entregue ao cliente para apresentar ao juízo é escrito. E são apresentados na forma de quesitos, parecer técnico e manifestações, assim como os colegas Advogados.

Decerto, deve também comunicar-se com clareza por escrito através de e-mails e propostas.

3. Fundamentação

O Parecer Técnico, de análise e crítica ao laudo pericial, é muito mais que uma simples opinião concordante ou discordante. É preciso fundamentar através de pesquisa de mercado, cálculo e ensaios laboratoriais. Ou justificar, através de referências bibliográficas consagradas, de normas, estudos e livros.

Eventualmente, de acordo com a finalidade, é possível arbitrar parâmetros. Mas acima de tudo, é preciso base de conhecimento técnico para faze-lo corretamente.

A ausência de fundamentação pode impedir a análise crítica e a validação da Parecer Técnico pelo perito e o juízo.

As 6 qualidades de um bom Assistente Técnico apresenta parâmetros gerais de análise preventiva para uma boa contratação.

4. Conhecimento Técnico

Sem dúvida é o que torna o Arquiteto ou Engenheiro um expert Assistente Técnico. Inclusive, é preciso aplicar metodologias em conformidade com as normas da ABNT e de instituições como o IBAPE/SP. E mais, saber explicar os procedimentos adotados através do laudo ou pareceres técnicos.

Embora, apenas na ABNT existem mais de 600 normas ligadas à Construção Civil, que estão sempre atualizando. Então, é preciso saber quais as normas aplicáveis em cada caso. Por isso, é preciso saber encontrar as normas vigentes a época, estuda-las e aplica-las corretamente.

Além disso, recomenda-se verificar a formação e atualização do profissional. Seja com participação em congressos, eventos, cursos e pós graduação. Lembrando que tecnologias estão em constante atualização e novos estudos seguem a dinâmica do mercado imobiliário e da construção civil.

5. Conhecimento Jurídico e Complementar

Torna-se um diferencial se o profissional conhecer leis, jurisprudências e as implicações jurídicas ligadas à matéria técnica. Por exemplo: os prazos de garantia ou a asserção de direitos. Dessa forma, poderá se comunicar melhor com os Advogados, o juízo e as partes.

Dependendo da finalidade, também é um diferencial entender afundo qual o contexto da perícia.

Por exemplo: ao atender uma ação Renovatória de Locação de uma loja em shopping center. O Assistente Técnico precisa conhecer os diferentes tipos de valores acordados em contrato exclusivos de shopping center para a correta avaliação. Embora não seja obrigatório na contratação, torna o assistente técnico melhor preparado à necessidade do cliente.

Ambos requerem a constante atualização.

6. Conhecimento do Processo Judicial

Apesar de também não ser obrigatório, torna o Assistente Técnico mais independente e alinhado aos Advogados, sem sobrecarrega-lo desnecessariamente. Afinal, o propósito é auxiliar de todas as formas. Requer o acompanhamento de eventuais atualizações.

Por fim, facilita também a organização dos trabalhos do profissional. Pois, ao conhecer os procedimentos, poderá se planejar da melhor forma.

Assim sendo, tratam-se de pontos de atenção. Sem dúvida, parte das qualidades podem ser verificadas desde o primeiro contato, nos e-mails ou nas propostas recebidas. Contudo, outras são melhores verificadas durante e depois da assistência técnica, o que torna importante se houver recorrência.

Ademais, a análise da apresentação, formação e experiência também pode ajudar na escolha para contratação.

Então, se precisa de um Assistente Técnico, solicite um orçamento!

Todavia, se ficou com alguma dúvida sobre 6 qualidades de um bom Assistente Técnico, comente ou entre em contato conosco.

Photo by Joshua Earle on Unsplash.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.